PPP - Projeto Político Pedagógico


  1. APRESENTAÇÃO  
O atendimento a criança de 0 a 5 anos, no Brasil, existe há mais de cem anos. Esse trabalho tem acompanhado as transformações de conceito de infância, implementados pelos discursos e instituições que acabaram por transformá-la em sujeito/objeto cultural inserido em um amplo projeto de constituição do sujeito moderno.      

Compreender as políticas para a educação da infância implica refletir sobre “o que é ser criança”, hoje em nossa sociedade e o modo como a alteração nesse conceito passam a definir, orientar e ressignificar as práticas as práticas de atenção, criação, socialização e educação dos mesmos, para que estas correspondam ao desenvolvimento do “projeto da sociedade moderna”.

Nesta análise, tentamos esclarecer as intenções que nortearam as tomadas de decisões em relação à educação desta mesma infância, sobretudo os neoliberais, bem como discernir a lógica, a dinâmica viva e até contraditória das políticas públicas para a educação da infância na sociedade brasileira.

Ao elaborarmos este projeto temos consciência do papel da escola na comunidade e pretendendo buscar uma melhoria na educação escolar da EMEI Maria Frutuoso Lopes da Silva, onde foram estabelecidos novos projetos, metas e estratégias que darão condições e suporte necessários ao desenvolvimento de uma educação voltada para a formação de uma criança participativa.

A EMEI Maria Frutuoso Lopes da Silva localizada no sítio Pedrinhas, N° 143, bairro Pedrinhas, Zona rural, em Juazeiro do Norte - Ce. Esta unidade de ensino foi construída com o objetivo de ampliar os serviços educacionais do bairro.

A escola atende ao alunado, na sua maioria proveniente das camadas sociais, menos favorecidas. Atende não só a clientela do bairro em questão, como também de bairros circunvizinhos. Predominam alunos oriundos de famílias com baixo grau de instrução ou até mesmo, analfabetos. Atende, atualmente, a uma clientela formada por mais de 120 alunos, distribuídos em dois turnos, nas seguintes modalidades de ensino: Infantil II, III, IV e V.

Com o intuito de atender as constantes necessidades da população juazeirense a Escola tem se comprometido com a qualidade de relação ensino-aprendizagem, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento do bairro.

No que tange à sua infra-estrutura, a escola dispõe de duas salas de aula, quatro turmas, banheiros (masculino e feminino), pátio interno, cozinha e depósito de merenda.
           
          
  1. JUSTIFICATIVA 
A         EMEI Maria Frutuoso Lopes da Silva encontra-se inserida numa sociedade que se transforma e evolui com base na informação, levando o aluno a ter consciência do processo social que está inserido, desafiando-o a assumir uma postura política que, ao mesmo tempo em que denuncia as injustiças sociais, propõe alternativas baseadas no conhecimento.

      Com base nessa visão, propomos uma escola estruturada na liberdade de pensamento, que trabalhe e respeite a individualidade do aluno, para que assim ele possa, efetivamente, construir sua autonomia e agir com a responsabilidade necessária frente ao  convívio social.

      Nossa Proposta Pedagógica fundamenta-se nos direitos da criança à educação e ao cuidado, assim como no acesso ao conhecimento historicamente construído pela humanidade, oferecendo oportunidades para que a criança interaja com esses conhecimentos de maneira lúdica e os aprenda a seu modo.

      Sugerimos uma abordagem metodológica que envolva os vários campos do conhecimento, repensando pedagogicamente a Educação Infantil a fim de construí-la, direcionando as crianças que, de fato, necessitam de atenção no que se refere à Educação e aos cuidados, inserindo-as nas perspectivas crítica, criativa e emancipatória.

      O ideal será sempre que a educação seja encarada não apenas como um meio para um fim, mas, também, como um fim por si. Pretende-se despertar em cada aluno a sede do conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor. Pretende-se ainda, formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente na sociedade.


  1. OBJETIVOs
3.1.           Geral


Sistematizar a prática curricular através de ações metodológicas e didáticas que garantam um projeto da escola progressista e transformadora, o que modifica de forma crítica e construtiva o contexto, levando em consideração também a revalorização do convívio familiar. Para que isso seja possível, faz-se necessário cuidar como um ser humano integral, interagindo com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento.


3.2.           Específicos

  • Fomentar na equipe pedagógico-administrativa da EMEI Maria Frutuoso Lopes da Silva o interesse pela qualificação do ensino;
  • Aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, de forma que o aluno construa o seu conhecimento através da contação de história e brincadeiras;
  • Trabalhar uma escola integrada com a família e a comunidade, discernindo os papéis de cada um;
  • Valorizar a educação como um instrumento de humanização e interação social e cultural;
  • Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem;
  • Fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares;
  • Avaliar de forma constante a equipe pedagógico-administrativa da EMEI Maria Frutuoso Lopes da Silva.
. 
  1. DIAGNÓSTICO 
Através de informações colhidas, têm-se os resultados abaixo relacionados, os quais irão permitir que a escola tenha sua própria cultura, permeada por valores, expectativas e costumes, historicamente construídos a partir destas condições.
  • A idade dos pais predomina entre os 18 a 40 anos;
  • As famílias têm escolaridade até a 8º ano do Ensino Fundamental, com  grande número de analfabetos;
  • São famílias formadas por 3 ou 4 filhos;
  • As dificuldades encontradas, em sua maioria, têm relação com pais separados ou desempregados, beneficiados com o bolsa família.
Contudo, o que pretendemos construir é uma EMEI de qualidade e conforto, objetivando que haja um bom desenvolvimento da criança, contando com professores capacitados, que tenham como missão: educar, ensinar e formar cidadãos críticos, conscientes e participativos. Nesse sentido, primamos por profissionais qualificados, competentes e comprometidos com o ato de ensinar. A escola é formada por um Núcleo Administrativo constituído por diretora geral, corpo docente, auxiliar de serviços gerais, merendeira e vigia.
      O presente projeto serve como instrumento básico e norteador das ações pedagógicas e reflete os anseios da comunidade escolar, uma vez que o mesmo foi elaborado com base nas idéias coletivas dos que representam a EMEI Maria Frutuoso Lopes da Silva, tomando como ponto de partida as expectativas inovadoras que vêm produzindo efeitos positivos nas metas pedagógicas.



  1. ANÁLISE REALIDADE DA EMEI MARIA FRUTUOSO LOPES DA
SILVA

5.1.           Econômico

  • Espaço pequeno
  • Dificuldade nas famílias (pais separados e desempregados)
  • Faltam recursos suficientes

5.2.           Cultura

  • Grande parte da comunidade não tem nível de escolaridade.
  • Participação da comunidade escolar nas atividades

5.3.           Que EMEI pretendemos construir?

  • Um EMEI de qualidade e conforto, para um bom desenvolvimento da criança com professores capacidades.

5.4.           Qual será a missão da Escola?

  • Educar, ensinar e formar

5.5.           Qual será a função da escola?

  • Formar cidadãos conscientes

5.6.           Que tipo de relação nossa escola quer manter com a comunidade local?

  • Transmitir conhecimentos que profissionalise-os
  • Trabalhar em conjunto

5.7.           Que profissionais temos e queremos?

*Profissionais qualificados, educados e competentes.

5.8.           De que profissionais precisamos?

  • De profissionais capacitados, perseverantes e que queiram trabalhar por amor ao fazem.

  1. METAS




Meta . 1
Elevar consideravelmente o desenvolvimento integral das crianças, especificamente no que diz respeito aos aspectos cognitivos, afetivos e sócio-cultural.
Objetivo
Estratégia
Líder do Objetivo
Acompanhamento

Desenvolver a aprendizagem através do lúdico
Utilizar jogos e brincadeiras. Fazer o uso de brincadeiras agitadas, moderadas e calmas.

Professores do Infantil III

A direção

Meta . 2
Promover um trabalho pedagógico que tenha por objetivo dar atenção e  respeitar as individualidades de cada criança.
Objetivo
Estratégia
Líder do Objetivo
Acompanhamento
Proporcionar às crianças situações de vida que atendam às suas características individuais.
Dramatização
Músicas e movimentos
Recortes e colagens

Professores do Infantil IV

A direção

Meta . 3

Aprender a comunicar-se
Objetivo
Estratégia
Líder do Objetivo
Acompanhamento
Expressar as necessidades e pensamentos sem utilizar palavras
Dramatização
Músicas e movimentos
Recortes e colagens

Professores do Infantil IV

A direção

Meta . 4

Possibilitar que a criança exerça sua capacidade de auto-expressar.
Objetivo
Estratégia
Líder do Objetivo
Acompanhamento
Oferecer às crianças atividades diversificadas, onde estas decidem o que fazer

Promover brincadeiras e jogos, trabalhos sozinhos ou em grupos pequenos.

Professores do Infantil V

A direção

Meta . 5

Adquirir habilidades
Objetivo
Estratégia
Líder do Objetivo
Acompanhamento
Adquirir conceitos e relações elementares, usando conhecimentos em novas situações.

Promover brincadeiras e jogos, trabalhos sozinhos ou em grupos pequenos.

Professores do Infantil V

A direção

Frente às metas estabelecidas anteriormente, esperamos manter a qualidade da relação ensino-aprendizagem de nossa escola, inserindo-a no tempo.

Faz-se necessário apontarmos para uma reflexão constante do conceito de educação que esteja sempre conectado com a sociedade e ciente de sues desafios, no intuito de formar alunos capazes de aprender e conscientes de sues deveres: liberdade e igualdade.

Para tanto, nós que fazemos a EMEI Maria Frutuoso Lopes da Silva assumimos internamente o compromisso com a conscientização e transformação sociocultural da comunidade escolar, concordando com o fato de que a educação é e sempre será prioridade na nossa prática educativa.


  1. ESTRATÉGIAS
  
  • Realizar reuniões com os pais, visando o crescimento e desenvolvimento escolar;

  • Convidar pessoas capacitadas para efetuar palestras, cursos, seminários e oficinas de estudo;


  • Utilizar recursos materiais interessantes, como jogos informativos brincadeiras pedagógicas;

  • Realizar acompanhamento pedagógico em relação ao rendimento escolar;


  • Buscar parcerias com outras EMEIs e profissionais da área;

  • Organizar um cronograma mensal para planejamento e estudo;


  • Promover aulas de reforço para sanar as dificuldades dos alunos;

  • Criar um espaço recreativo (exemplo: brinquedoteca), permitindo ao aluno o acesso a brinquedos, de forma a socializar o seu uso e tirá-lo da ociosidade;


  • Desenvolver projetos de manutenção da unidade escolar;

  • Enviar ofícios para as editoras e secretaria municipal de educação pedindo doação de livros.  


  1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

As avaliações das ações se dão de forma contínua, visando o alcance dos objetivos propostos que viabilizem a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Ela é um importante instrumento para que o professor possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança, assim como elaborar seu planejamento, propondo situações capazes de gerar avanços na aprendizagem dos alunos. Para que todos esses aspectos sejam alcançados, faz-se necessário que o professor planeje sua prática, relacione conteúdos e materiais, proponha atividades e defina objetivos com uma melhor adequação didática.

Tomando como ponto de partida a realidade das crianças inseridas na EMEI Maria Frutuoso Lopes da Silva, faz-se necessário reconhecermos sua diversidade, acompanhando suas ações, seu amadurecimento progressivo, propondo atividades reais, desafiadoras, significativas, prazerosas, incentivando sempre a criatividade, a criticidade, e despertando a vontade de saber sempre mais, de querer aprender mais.

Para que isso seja possível, precisamos oferecer oportunidades para que a criança se aproprie do saber historicamente produzido pela humanidade, seja por meio do ambiente, ou mesmo do diálogo.



RECURSOS:

  • Materiais
  • Visuais e auditivos

  1. RECURSOS HUMANOS 

NOME

CARGO

FUNÇÃO

ESCOLARIDADE

Maria Zeneide Ribeiro Silva Gonçalves

Diret/Coord.Ped.

Diret/Coord.Ped.

Magist./Pedagog.

Ana Gonçalves Ferreira

Professora

Professora

Líng.Port./Pedagog.

Fátima Gomes Silva Nery

Professora

Professora

Geog. /Magisté.

Josélia Rodrigues

Aux.Serv.Ger.

Aux.Serv.Ger.

Fund. Incomp.

Geralda Valério Silva

Merendeira

Merendeira

Fund. Incomp.

Sergio Sales Silva

Vigia

Vigia

Fund. Incomp.


  1.  RECURSOS MATERIAIS

MATERIAL DIDÁTICO

Livros
Revista
Jornais


MATERIAL RECREATIVO

Jogos Educativos
Brinquedos


MATERIAL PERMANENTE

Televisão
Armários
Estantes
Geladeiras e freezer
Fogão industrial
Cadeiras


MATERIAL DE EXPEDIENTE

Pasta papelão com elástico
Lápis grafite
Borracha ponteira
Caneta
Resmas de papel ofício
Cartolina
Pincel hidracor


  1.  AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

É importante que a comunidade participe ativamente do desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, envolvido nesse processo, ela permanecerá junto a escola para que suas opiniões sejam ouvidas, mensalmente haverá reuniões para avaliação geral demonstrando que estão cientes de sua importância no futuro da escola e de sus filhos.

As ações planejadas dentro do projeto serão fundamentais para o bom funcionamento da escola. Serão elaborados relatórios mensais destacando as possíveis falhas e ressaltando os pontos positivos valorizando e respeitando as opiniões da comunidade e do corpo estudantil.



  1. MAPA CURRICULAR

O currículo na educação infantil é baseado de acordo com as orientações curriculares para educação infantil, legalizado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. CNE/CEB nº 1/99 e Par. CNE/CEB nº 22/98). Tem como eixos norteadores: Linguagem oral e escrita, Matemática, Sociedade e natureza e Ensino da arte e música.
De acordo com o Conselho Nacional de Educação respaldado na LDB a educação infantil deve cumprir 200 dias letivos, pois é a primeira etapa da educação básica.


  1. CRONOGRMA DE ATIVIDADES 2012


Janeiro

Fevereiro




Março

Abril
07 e 08 Carnaval: Confecção de máscaras para as crianças e brincadeiras com marchinha de Carnaval passada em DVD.
19 - São José – Explanação e exposição da figura,
24 - Pe. Cícero – comemorado dia 25 com renovação do Coração de Jesus rezada pela Luciana uma colaboradora da EMEI, com a presença do Corpo docente e Discente da escola. A tarde planejamento do mês de abril onde planejamos o dia do livro infantil e a páscoa.
14 – oficina de contação de história com a participação da coordenadora pedagógica.
18 – dia do livro – contação de histórias e exibição de um dvd do sítio do pica-pau-amarelo
19 – dia do índio – confeccionado croacas para as crianças e explorado assuntos como alimentação e vivência.
21 – Tiradentes – as professoras juntaram as turmas e fizeram uma breve explanação sobre Tiradentes.
22 – sexta feira santa – passado o filme da vida de Jesus no dia 25 as professoras confeccionaram máscaras de coelho e lembrancinhas com ovos de páscoa.
29 - planejamento

Maio

Junho
01 – feriado dia do trabalhador
12 – festa das mães com um jantar, poesias e distribuição de brindes.
13 – abolição dos escravos – explorado e exposto figuras no mural.
27 - planejamento
30 – coroação de N. Senhora na capela das pedrinhas.
05 – dia do meio ambiente – passeio com as crianças ao redor da creche mostrando a importância das plantas, água, e animais.
13 – dia de Santo Antonio –falado exposto figuras dos santos do mês.
30- encerramento do primeiro semestre letivo.

Julho

Agosto






FÉRIAS
01 – retorno do segundo semestre.
11 – dia do estudante – comemoração com brincadeiras, distribuição com lembrancinhas lápis e cadernos.
13 – dia dos pais
22 – dia do folclore – brincadeiras do maneiro pau, dança da pipoca e comidas típicas.
25 – dia do soldado – falado e exposto gravuras além da presença de policiais do Ronda do Quarteirão que foram homologados.


Setembro

Outubro
05 – passeio com alunos pelas ruas da vila com faixas e bandeiras (7 de setembro)
10 – dia da imprensa – exploração e exposição de jornais e outros meios de comunicação.
18 – semana do trânsito – exposições das placas dos sinais de trânsito e explorado os direitos e deveres dos pedestres, ciclistas e motorista.
21 – dia da árvore – mostrar o valor da árvore para os seres vivos em geral e colagem com os alunos.
30 – planejamento.
10 a 14 – semana da criança – brincadeiras, palhaço, sessões de pipocas, almoço, banho de bica e distribuição de lembrancinhas.
15 – dia do professor.
18 – dia do médico – visita ao PSF para homenagear o médico.
23 – dia do aviador – contação de histórias de Santos Dumont.
25 – dia do dentistas – visita para homenagear o dentista, aula de escovação, aplicação de flúor, distribuição de escovas e pasta de dente.
29 – dia nacional do livro – contação de histórias e aula sobre os cuidados que devemos ter com os livros.
 31 - planejamento
Novembro

Dezembro
01 e 02 – dia do romeiro de finados – exploração dos valores nordestinos e a importância do dia de finados na vida das pessoas.
15 –Proclamação da República – exposição da bandeira e do selo.
25 – planejamento.
08 – café da manhã com as famílias na EMEI
10 – dia Universal dos Direitos Humanos – abordagem dos direitos das crianças e adolescentes com música do palhaço risadinha e leitura dos direitos das crianças.
23 –recesso natalino
29 - encerramento do ano letivo.



  1. RESPONSABILIDADES E PARCERIAS
A responsabilidade envolve todos os segmentos escolares


  • Pais e alunos
  • Núcleo Gestor
  • Coordenadores
  • Professores
  • Funcionários

Dentre as parcerias podemos destacar:


  • Prefeitura Municipal
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Secretaria de Saúde
  • Secretaria de Ação Social
  • Associação da Comunidade Escolar
  • Igreja
  • Agente de Saúde
  • Conselho Tutelar

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